sexta-feira, 13 de abril de 2018

Nível do rio Parnaíba tem 10cm a mais e preocupa moradores de Coroa de São Remigio




Moradores das proximidades do rio Parnaíba, em Coroa de São Remigio no município de Buriti dos Lopes, estão vivendo uma situação difícil. O nível de água dos dois rios subiu devido as fortes chuvas registradas nos últimos dias. Os moradores relatam que desde 2009, quando houve enchente, o volume de água não se aproximava tanto de suas residências. 

De acordo com o CPRM-Serviço Geológico do Brasil Geral,  sexta-feira (13), o rio Parnaíba atingiu 4 metros e 98 cm, representando 10cm a mais da chamada cota de atenção. A régua que faz a medição do nível do rio estoques submersa. 
Em Coroa de São Remigio e Passagem das Canoas em que há dezenas de casas, os moradores se deparam com uma situação não muito comum.

O engenheiro hidrólogo Claudio Damasceno falou sobre a situação no aumento do nível dos rios ocorrido nas últimas 24 horas. “Nós temos o monitoramento e vimos que nas últimas 24h teve precipitação de um pouco mais de 140 milímetros, sendo que isso elevou o nível do rio nas últimas 24h em cerca de 20cm”, informou. 
Os técnicos do CPRM-Serviço Geológico do Brasil Geral, analisam as águas dos rios que fazem parte da Bacia do Parnaíba, sendo 38 pontos implantados em 8 rios: Rio Uruçuí Preto; Rio Gurgueia; Rio Itaueira; Rio Poty e Rio Longá. 
A CPRM trabalha com três cotas. Na Cota de Atenção, o monitoramento é mais interno; o risco de inundação existe, mas a situação está sob controle. É o que acontece hoje em Floriano, Barão de Grajaú, Teresina e Timon. 
Na Cota de Alerta a situação é mais grave. Os boletins são emitidos duas vezes ao dia, e as autoridades são informadas para que tirem as famílias das áreas de risco.  A cidade de Luzilândia estava em estado de alerta, e agora chega na Cota de Inundação, faltando apenas 10cm para atingir o nível máximo. 
ESTRADA QUE LIGA COROA A PASSAGEM

“Atualmente, os maiores problemas estão relacionadas a região Norte do Piauí. O maior problema é em Luzilândia, onde há um problema existindo desde a semana passada com a proximidade de atingir a chamada Cota de Inundação. Nós desde março estamos em contato com a Defesa Civil, tanto estadual quanto dos demais municípios em que trabalhamos”, disse Roberto Fernandes, do CPRM. 
com informações do meio norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário